FIGURA 22 - LÂMINA I-3 - TRAQUÉIA - H.E.

 

 

 

 

TECIDO CARTILAGINOSO

O tecido cartilaginoso ou cartilagem pertence ao grupo dos tecidos conjuntivos especializados. Juntamente com o tecido sangüíneo (sangue) tem a particularidade de ser um conjuntivo avascular e não inervado.

Todas as funções do tecido cartilaginoso são desempenhadas pela sua matriz extracelular, produzida e mantida pelos condrócitos. A nutrição e oxigenação das cartilagens é feita por difusão dos nutrientes e oxigênio, obtidos do sangue, através da rede vascular do conjuntivo denso que as envolve. O processo de difusão é deficiente para nutrir e oxigenar células em estruturas com grandes dimensões. Desse modo, o tamanho das peças cartilaginosas do nosso organismo é sempre pequeno e as suas células vivem em baixa tensão de oxigênio.

A classificação das cartilagens depende do tipo e quantidade das fibras (colágenas e elásticas) e da substância amorfa (proteoglicanos) que compõem a sua matriz extracelular

CARTILAGEM HIALINA

A intensa basofilia das cartilagens hialinas deve-se a predominância de proteoglicanos na sua matriz extracelular. Ao microscópio, em menor aumento, focalize a cartilagem hialina, um anel basófilo, incompleto que se interrompe na face dorsal do órgão. No médio aumento identifique o conjuntivo que a envolve, denominado pericôndrio. As células presentes no pericôndrio são fibrócitos aqui localizados através do seus núcleos alongados e basófilos. Estas células gradualmente transformam-se em condroblastos, os quais, assim como os condrócitos, localizam-se  no interior de lacunas. A medida que secretam matriz extracelular, os condroblastos são envolvidos pela mesma. Observe os condrócitos isolados e em grupos isógenos. Observe também que a matriz extracelular não é homogênea sendo mais fortemente corada ao redor das células cartilaginosas constituindo a matriz territorial. Esse aumento da basofilia ao redor das células deve-se a uma maior quantidade de proteoglicanos nesta região quando comparada com o restante da matriz. A matriz com basofilia mais atenuada e localização intercelular é denominada matriz interterritorial.

 

 

 

 

 

 

 

 

| Objetivo |

| Introdução |

| Lâminas |

| Equipe |