Memória
Orientação
Linguagem
Resolução de Problemas e capacidade de Julgamento
Participação na Comunidade
Cuidado Pessoal e Higiene
 
Comportamento
Humor
Personalidade
Percepção
Agitação

 

 

 

Resolução de Problemas e Capacidade de Julgamento


A resolução de problemas e o julgamento referem-se à capacidade de lidar adequadamente com os desafios diários em casa, no trabalho ou em situações sociais.

Observam-se dificuldades nessas áreas no estágio leve da doença, quando o indivíduo depara-se com tarefas complexas. Por exemplo, planejar e preparar um jantar para convidados, controlar os talões de cheque ou realizar transações financeiras podem ser tarefas extremamente desafiadoras. Por outro lado, os afazeres domésticos ou ir às compras podem ser realizados normalmente. A capacidade da pessoa aprender novas informações, por exemplo, através do noticiário ou de sua vida pessoal, pode ser afetada. Aprender a usar um novo eletrodoméstico pode tornar-se um grande desafio. Os pacientes no estágio leve da doença correm o risco de tomar decisões erradas com relação aos negócios ou de gastar dinheiro de forma incorreta.

No estágio moderado, o paciente de Alzheimer não consegue mais lidar com dinheiro. Ele é incapaz de calcular o troco ou de deixar a gorjeta adequada no restaurante. Há uma maior dificuldade em absorver situações novas, como os noticiários, filmes ou eventos sociais. Tarefas domésticas simples, como fazer a cama, talvez sejam realizadas perfeitamente, porém, pode ser muito difícil usar o microondas, o controle remoto ou o videocassete. O paciente pode ter dificuldade em lidar com emergências domésticas ou em responder a um estranho que bate à sua porta. Corre também o risco de esquecer o fogão ligado ou de deixar a torneira aberta.

No estágio grave da doença, a capacidade de resolver problemas encontra-se significativamente prejudicada. Decisões com relação ao que vestir ou comer precisam ser supervisionadas. Nesse estágio, não existe, muitas vezes, a pretensão de ser independente para resolver problemas.