Higiene do Sono

A higiene do sono deve fazer parte de nossas vidas, da mesma forma que a higiene do corpo. Por exemplo: normalmente nos preocupamos em tomar banho diariamente, trocar de roupa, cortar o cabelo e mantê-los penteados, fazer a barba etc. Ou seja, quando alguém não exerce esses cuidados, nós observamos um "distúrbio" de higiene pessoal. A higiene do sono é tão importante como a higiene corporal, pois se não tivermos uma boa higiene do sono, não teremos um sono reparador. É imprescindível manter hábitos saudáveis para termos um padrão vigília-sono adequado. Estes são chamados de Higiene de Sono e incluem:

  • Manter horários relativamente constantes para dormir e acordar. Mudanças de hábitos, como nos finais de semana, podem atrapalhar o sono.
  • Procurar dormir somente o necessário. Manter- se acordado e deitado por muito tempo na cama não melhora a qualidade do sono.
  • O quarto de dormir não deve ser utilizado para trabalhar, estudar ou comer.
  • Quem tem insônia deve evitar ler e assistir à televisão antes de dormir.
  • Não cochilar durante o dia; entretanto, sestas habituais não atrapalham o sono.
  • Exercícios físicos devem ser feitos, no máximo, de seis a quatro horas antes de ir para a cama.
  • Procurar relaxar o corpo e a mente de sessenta a noventa minutos antes de ir para a cama. Nunca tentar resolver problemas antes de dormir.
  • Não tomar café, chá preto, chocolate ou qualquer bebida estimulante após as 17 horas.
  • Bebidas alcoólicas, embora ajudem a relaxar, perturbam a qualidade do sono. Pessoas que roncam devem evitá-las, pois pode haver piora do ronco e das pausas respiratórias, devido ao relaxamento provocado pelo álcool na musculatura respiratória.
  • Não fumar antes de dormir pois a nicotina favorece a insônia e um sono não reparador.
  • Procurar fazer refeições mais leves.
  • Calor e frio excessivos alteram bastante o sono, portanto tentar manter o quarto com temperatura agradável.
  • Ruídos podem ser a causa de um sono ruim.

Dormir bem é essencial, pois a quantidade e a qualidade do sono são fundamentais para manter uma boa forma física e mental.
As conseqüências de uma noite de sono inadequado, são: fadiga, cansaço, tensão, diminuição do rendimento intelectual, sintomas leves de depressão e ansiedade, sonolência diurna (que aumenta o risco de acidentes), dores musculares e irritabilidade.