ESTRUTURA

  

 

 Moléculas do MHC Classe I

Todas as moléculas de classe I contêm duas cadeias polipeptídicas separadas: uma cadeia alfa ou pesada, codificada pelo MHC com aproximadamente 44kD no homem, e uma cadeia beta sem codificação de 12 kD. A cadeia alfa é formada por um polipeptídeo central contendo um ou dois oligossacerídeos N-linked . Cada cadeia alfa é orientada de tal modo que cerca de três quartos do peptídeo completo, incluindo a região aminoterminal e o(s) grupos(s) oligossacarídeos, estende-se da membrana plasmática, e os 30 resíduos de aminoácidos da porção carboxiterminal estão localizados no citoplasma. A cadeia beta interage não-covalentemente com a porção extracelular da cadeia alfa e não tem ligação direta com a célula. Podemos dividir a molécula da classe I em quatro domínios: um domínio extracelular aminoterminal de ligação com peptídeos; um domínio extracelular semelhante à imunoglobulina (Ig); um domínio transmembrânico; e um domínio citoplasmático.

A cadeia alfa é dividida em alfa1, alfa2 e alfa3. O sítio de ligação está entre alfa1 e alfa2. O segmento alfa3 da cadeia pesada e a cadeia beta formam um domínio semelhante ao de Ig na molécula de classe I.

 


Moléculas do MHC Classe II

Todas as moléculas do MHC da classe II são compostas por duas cadeias polipeptídicas associadas não-covalentemente. De modo geral, as duas cadeias da classe II são semelhantes entre si na mesma estrutura global. A cadeia alfa (32 a 34 kD) é um pouco maior que a cadeia beta (29 a 32 kD) em resultado de uma glicosilação mais intensa. Nas moléculas da classe II, ambas as cadeias polipeptídicas contêm grupos oligossacarídeos N-linked , ambas as cadeias polipeptídicas tendo aminoterminais extracelulares e carboxiterminais intracelulares, e mais de dois terços de cada cadeia estão localizados no espaço extracelular. As duas cadeias da molécula da classe II são codificadas por dois diferentes genes MHC e, com poucas exceções, ambas as cadeias da classe II são polimórficas.

As partes extracelulares das cadeias alfa e beta foram subdivididas em dois segmentos chamados respectivamente alfa1 e alfa2 ou beta1 e beta2.A região de ligação aos peptídeos da molécula da classe II é formada pela interação de ambas as cadeias que envolvem os segmentos alfa1 e beta1.

 

 

 

prev02.gif       house08.gif      next02.gif