O que são Doenças Emergentes ?

                Doenças emergentes são doenças cuja incidência em humanos foi aumentada durante as últimas duas décadas ou que poderão ameaçar a humanidade num futuro próximo. O termo se refere a doenças que se espalharam recentemente ou doenças que apareceram recentemente numa área geográfica na qual provocaram problemas de saúde pública realmente alarmantes em local , regional ou global escala como a cólera na América do Sul e a febre amarela no Kenia. Ele também se refere a doenças que foram uma vez facilmente controladas por quimioterapia ou antibióticos, mas desenvolveram resistência. Essas doenças são transmitidas de diversos modos: tanto de pessoas para pessoas quanto por insetos, animais ou através da água ou comida contaminada. Como exemplo apresentamos quatro das mais importantes:

- Ebola vírus: Os primeiros registros ocorreram em 1976 e a descoberta do vírus foi reportada em 1977. Casos ocorridos em aborígenes africanos foram confirmados em quatro países: Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Gabão e Sudão. Em junho de 1997,1054 casos foram reportados para Organização Mundial de Saúde, dos quais 754 foram fatais. Macacos infectados com uma cepa asiática do Ebola foram importados das Filipinas para os EUA em 1989 e 1990 e para a Itália em 1992. Essa cepa asiática Ebola Reston não apareceu ainda como causadora de doenças em humanos.

* O vírus Ebola é considerado como agente etiológico de uma doença nova e também emergente. Para saber mais sobre ele clique em doenças novas.

-Hepatite C : Identificado em 1989, esse vírus é agora conhecido como sendo a maior causa de hepatite pós - transfusional no mundo, com aproximadamente 90% dos casos no Japão , EUA e leste da Europa . É estimado que 3% da população mundial está infectada , quase que 170 milhões são portadores crônicos com risco de desenvolver a cirrose hepática ou o câncer de fígado .

-Encefalite Espongiforme: É um recente exemplo de doença emergente , é uma nova variante da doença de Creutzfeldt Jakob ,que foi primeiramente descrita no Reino Unido em 1996 . Essa doença emergiu em 1980 e afetou milhares de rebanhos do reino Unido e alguns outros nas cidades européias .

-Haemophilus Influenza ( H5N1 ) : Esse vírus influenza é um conhecido patógeno de pássaros , mas foi isolado de um caso humano pela primeira vez em 1997 . A emergência do vírus influenza ( H5N1 ) em humanos inicialmente encontrou um possível cenário da nova pandemia de influenza esperada , mas o vírus por ser transmitido pobremente , parece ter tido sua dispersão contida em 1997 .

    

     Vírus  Haemophilus influenza

:

                Outro exemplo de vírus emergente conhecido é o HIV , mas por ser um vírus considerado novo , estará representado no ítem de doenças novas do menu .