HISTÓRICO
 

  A Telemedicina sempre se desenvolveu a medida que a tecnoloia se desenvolvia juntamente com o aperfeiçoamento dos meios de comunicação. Inicialmente se utilizava os meios analógicos mas foram suplantados progressivamente por técnicas de comunicação mais modernas através de meios digitais sendo apenas possível após o desenvolvimento dos transistores.

  O primeiro relato conhecido de teledicina occoreu na Europa durante as grandes pragas que assolavam o cotinente durante a idade média em que por causa dos riscos de contaminação um médico se posicionou na beira de um rio enquanto um agente comunitário se posicionava na outra beira do rio e se comunicando através da voz o agente descrevia ao médico os sintomas e  a evolução da doença que assolava a cidade.

Carta -  Esse provavelmente foi o primeiro meio de comunicação utilizando a escrita para prática da medicina à longas distâncias, sendo realizado principalmente entre os próprios médicos para troca de experiências e relatos de casos assim como informações e notícias sobre epidemias sendo que a sua origem remonta na própria origem do papel no Egito antigo onde já seriam escritos com hieróglifos os processosde mumificação.

Telégrafo -  Telegrafia - sinais através de fios - começaram nos meados do século XIX e era usado para medicina à distância. Por exemplo o laudo de um raio x pode ser transmitida através de telegrafos. Em um famoso episódio o telégrafo foi utilizado para instruir um carteiro em como fazer uma incisão perineal e subsequentemente uma  colecistomia suprapúbica em um paciente com sério trauma pélvico localizado em uma região de difícil acesso ao noroeste da Austrália.

Telefone -   O telefone tem sido usado como meio de comunicação de voz no trabalho médico desde a sua invenção no final do século XIX e ainda é largamente utilizado para esse rpopósito nos dias de hoje. Outras utilizações do telefone comum é a criação de redes baseadas em linhas telefonicas para transmissão de dados como o Eletrocardiograma (ECGs) utilizando um modem de computador e/ou uma máquina de fax já foi usado em casos de emergência na zona rural. Atualmente as informações médicas são largamente utilizadas utilizando para tanto as redes de comunicação global como a Internet.

Radio - Comunicação aravés de rádio foi possível em meados do final do século XIX primeiramente através do código morse e posteriormente através da voz. Durante a 2º guerra mundial, nos anos de 1946 o rádio foi utilizado para conectar médicos em estações costeiras ou frente de batalhas, com hospitais de retaguarda ou navios em busca de apoio e informações logísticas.

Televisão e Monitores - Sistemas de circuito fechado foram usados em 1950 em consultas entre especialistas e pacientes no Instituto de Psiquiatria em Nebraska. Também foi usado para avaliação médica de viajantes no aroporto Internacional de Boston de Médicos situados no hospital. Posteriormente veio o desenvolvimento de tecnologias de videoconferência. Atualmente com a queda dos custos e a popularização muitos dos equipamentos de comunicação são basados atualmente em Personal Computers (PCs)

Comunicação Sem-Fio (Wireless) - O desenvolvimento dos telefones celulares e pesquisas atuais sobre transmissão de video de imaens de ambulâncias assim como um eletrocardiograma de emergência através da teleonia celular. Comunicação sm-fio inclui também o uso de satélites de comunicação sendo que as primeiras implementações de telemedicina no terceiro mundo é utilizando a Internet via sistema de satélites de baixo custo.

Nos anos 60 ocorreram as primeiras aplicações com o uso de vídeo, e o grande impulso ocorreu com o advento dos vôos espaciais, com os experimentos da NASA, com envio de sinais fisiológicos dos Astronautas em órbita para os centros espaciais da Terra.

 História da Telemedicina

ÍNDICE

Entre em contato conosco sobre o site Telemedicina através do  nosso Webmaster com comentários ou sugestões.
 Salido Engenharia  -  Todos os direitos reservados.

 Telemedicina
 História
 Evolução
 Objetivos